quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vencedores na vida e com a bola nos pés


O futebol de cinco é um esporte praticado por pessoas portadoras de deficiência visual. As partidas ocorrem em uma quadra semelhante a do futsal. São quatro jogadores na linha e um goleiro que não é deficiente visual. Mas mesmo tendo a visão, os goleiros têm sua área delimitada.

Atrás de cada gol adversário, há um guia que orienta os seus jogadores. Esses jogadores usam uma espécie de venda nos olhos. Isso ocorre para que, se um atleta possuir qualquer quantidade de visão, mesmo que seja irrelevante, não veja nada e não leve vantagem sobre os outros. Além disso, a bola do jogo possui guizos em seu interior. Quando ela está em movimento, os guizos balançam e emitem sons que orientam os atletas dentro de quadra.

Muitos podem imaginar que esse esporte é perigoso, pois os jogadores são cegos, e com isso, a chance de haver um choque mais duro entre eles é grande. Mas a verdade é que os choques que ocorrem durante o jogo são choques comuns de uma partida de futebol e as regras são bastante bem feitas e organizadas.

O Brasil é bastante vitorioso quando se trata dessa modalidade. Nas Paraolimpíadas de Atenas em 2004 e Pequim em 2008, os brasileiros conquistaram a medalha de ouro.


Foto: www.uol.com.br

Nenhum comentário: