quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O tubarão das piscinas

O nadador paraolímpico Clodoaldo Silva nasceu no dia um de fevereiro de 1979 em Natal, no Rio Grande do Norte, e tem 29 anos de idade. Começou a praticar a natação em 1996, e desde então, só deu orgulho para o Brasil.

Em relação às Paraolímpiadas, Clodoaldo possui um excelente retrospecto. Na sua estréia em Sidney, no ano de 2000, o nadador ganhou três medalhas de prata e uma de bronze. Em Atenas, no ano de 2004, ele arrematou nada menos do que seis medalhas de ouro e uma de prata. Já em Pequim em 2008, o Comitê Paraolímpico Internacional mudou Clodoaldo Silva da categoria s4 para a categoria s5, fazendo com que o atleta tivesse que competir com nadadores com um grau menor de deficiência. Com isso, o nadador não conquistou nenhuma medalha nessa edição dos jogos.

Clodoaldo sofreu uma paralisia cerebral quando nasceu, e isso fez com que afetasse o movimento de suas pernas e sua coordenação motora foi debilitada. Mas mesmo assim, o Potiguar não desistiu de seus objetivos e hoje é considerado um dos maiores ídolos do esporte em nosso país. Além de ser um verdadeiro exemplo de superação.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Homenagem mais do que merecida para quem encantou o mundo do futebol


Foi inaugurada nesta terça-feira a estação de metrô Santos-Imigrantes em homenagem ao Santos Futebol Clube. A região possui o maior número de torcedores do peixe na cidade de São Paulo.

Compareceram na inauguração diversos ídolos da torcida santista, sendo o rei Pelé o principal destaque. Jogadores do passado como Mengálvio, Lalá, Edu, Gilberto Sorriso, Dorval e Pepe também estiveram no evento. Do time atual, compareceram Kléber, Kléber Pereira, Adaílton, Fábio Costa e Rodrigo Souto. O técnico Márcio Fernandes e os auxiliares Serginho Chulapa e Nenê Belarmino, também estiveram presentes.

Ir até a estação Santos-Imigrantes não é só para pegar o metrô, e sim para realizar um verdadeiro passeio pela história do Santos. Nos próximos 30 dias, quem comparecer ao local verá uma exposição do clube com fotos das conquistas, vídeos do Pelé e réplicas antigas de camisas do peixe que marcaram as glórias do time ao longo de mais de 90 anos de vida.

Em entrevista durante a inauguração, Pelé ressaltou a importância do Santos no cenário mundial. "Não sei se o Santos é o melhor time do mundo, mas com certeza é o mais conhecido. O que o time fez pelo Brasil, nenhum outro fez. O Santos exaltou o nome do país no exterior e é um orgulho para o Brasil", disse Pelé.

Outros times de São Paulo também já possuíam estações de metrô com seus respectivos nomes. O Corinthians têm em sua homenagem a estação Corinthians-Itaquera, o Palmeiras a estação Palmeiras-Barra Funda e a Portuguesa têm a estação Portuguesa-Tietê. Já a estação São Paulo-Morumbi está sendo construída em homenagem ao São Paulo.


Foto: http://globoesporte.globo.com/